quarta-feira, janeiro 08, 2014

♥ Resenha - O Mago de Camelot ♥

O Mago de Camelot, A Saga de Merlin para Coroar um Dragão - Marcelo Hipólito


Livro: O Mago de Camelot
Subtítulo: A Saga de Merlin para coroar um Dragão
Autor: Marcelo Hipólito
Editora: Novo Século
Ano: 2013
Edição: 1
Páginas: 152

Sinopse

De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia. "O druida, então, abriu um sorriso malévolo aos soldados saxões. Hengist gritava às suas tropas para se manterem firmes, mas sua vanguarda ruía à medida que um resoluto Merlin avançava, a passos largos, na sua direção. A defesa saxônica se fragmentava perante o pavor supersticioso imposto pela figura aterrorizante do druida. Face à derrota iminente, Hengist se desesperou, girando seu machado e galopando para Merlin. O druida estancou diante do ataque rápido e brutal do rei saxão. Sem tempo para conjurar um feitiço protetor, Merlin percebeu, tardiamente, a estupidez de seu erro. Em sua soberba e imaturidade, ambicionara vencer sozinho a batalha. Agora, contudo, sua queda restauraria o ânimo dos saxões, desgraçando o contingente britânico. Merlin experimentou o fragor das narinas do cavalo e o tremor do solo sob seus cascos potentes. O machado de Hengist se projetou para lhe separar a cabeça dos ombros"


Minha Opinião

 Fala, meus amores! Aqui estamos nós com a primeira resenha do ano! Ueba!!
E pra começar com o pé direito temos um show de livro para inaugurar as resenhas de 2014! O livro é: O Mago de Camelot, A Saga de Merlin para Coroar um Dragão.
Vamos agora falar sobre ele.

A história começa com uma batalha. Constantino, o rei da Britânia estava em acampamento de batalha com seus seus dois filhos: Aurelius e Uther. A guerra era travada contra os saxões, que queriam invadir a Britânia. Aurelius era sucesso direto de Constantino. Era sábio e astuto. Já Uther era robusto e preciso em batalhas.
Alguns dias no acampamentos o druida Blaise, prevê que o rei será traído e morto. Então engana seus herdeiros para salvá-los e, assim, garantir um futuro para Britânia. Porém, isso não é muito aceito após os herdeiros de Constantino descobrirem. O reino fora tomado por Vortigern, que antes era da confiança do rei e agora mostrará sua verdadeira face.

A infância sofrida de Merlin. Filho de uma prostituta que maltratava a ele e o irmão mais velho, Merlin lutava para ter ao menos o que comer. Seu único amor na família era o irmão, já que a mãe não os considerava. Certo dia Merlin e o irmão, Nennius, foram condenados a ser presos por tentar roubar um comerciante na feira,mas fizeram por fome e por medo da mãe. Depois de um tempo sofrido no cárcere, os irmãos são levados um druida, não identificado para os irmãos, mas na verdade era Blaise.

Após cuidar e tratar dos irmãos, Blaise os leva para ser sacrificados, pois precisava de sacrifício humano para lançar um feitiço a pedido de Vortigern. Os irmãos aterrorizados são levados e, sem dó ou piedade, Blaise mata Nennius e assusta com o que vê é então levanta a adaga para Merlin, mas não o mata, o liberta. Blaise o leva consigo para treiná-lo, pois o que viu, na verdade, era a importância que Merlin teria na história.

Blaise leva Merlin para Avalon, terra sagrada para os druidas, e lá o ensina tudo o que era necessário para ser um druida. E Merlin aprendia rápido e em pouco tempo se tornou muito bom.
Certo dia, os dois, e mais um druida, são convocados a um conselho de guerra que era liderado por Aurelius e Uther, pois queriam reivindicar o trono que lhes pertencia. Uther tomado pelo ódio e o desejo de vingança queria avançar contra os inimigos, porém foi ralhado pelo irmão que disse que era muito perigoso pela quantidade de seus homens. Então Merlin diz que teve uma visão em que ele é Uther foram juntos para a emboscada e saíram vitoriosos, e assim, partem. Merlin acompanhou o exército e o levou à vitória.

Depois de alguns dias Merlin visita o barão Gahmuret e ele lhe conta que Vortigern está preso e Aurelius fora envenenado, e Uther em sua liderança agressiva, destratava o povo inocente, dizendo purificar o povo para o novo reinado. Merlin segue com os homens de
Uther e mostra a ele seu novo sobrenome dado pelas estrelas: Pendragon.

Dias passaram e Uther continuava a ser temido, porém não conquistara a capital. Certo dia Uther desejou possuir a bela mulher de seu companheiro Gorlois. E Merlin ofereceu a ele  sua ajuda para conseguir a mulher e Tintagel. Merlin fez um feitiço que transformou Uther em Gorlois e, com a forma dele, tomou a mulher para sim como se fosse sua. Mas ao atravessar os aposentos da casa, avistou as filhas de Gorlois. Uma das meninas se chamava Morgana e olhava assustada, pois era a única que via a verdadeira forma de Uther.
Então o filho que Uther plantou na mulher de Gorlois, Igraine finalmente nasce, levando a mãe à morte e Merlin o leva consigo. Merlin deixa o bebê aos cuidados de Gahmuret e então foi para se recolher e aprender um pouco da nova religião para completar sua sabedoria fora de qualquer dogma.

Anos passaram e Merlin volta para buscar o menino, Arthur, e o leva para se ajuntar ao povo. Merlin quer mostrar ao menino, de perto, a quem ele deve acudir em sua monarquia. E por essa razão, viveram por muito tempo como mendigos. Assim, Arthur conheceu o povo e aprendeu que o nobre, apesar de sua riqueza desprezava o pobre, enquanto o pobre ajudava o outro, mesmo sem condições.
Ao completar 17 anos, Arthur é testado por Merlin e ao ver que o rapaz estava pronto, Merlin o leva para reivindicar seu trono.

Enquanto isso as irmãs de Arthur foram levadas ao convento e Morgana, às escondidas, começou a se entregar à antiga religião. Anos se passaram e Morgana foi obrigada a se casar como acordo de Uther com um lorde. Morgana se casou e aceitou sem reclamar, mas estava cobiçando um dos homens de seu marido velho e asqueroso. Então Uther morre e Arthur toma o trono em seu funeral ao retirar Excalibur de suas mãos.

Morgana trai o marido com Lot, o homem que cobiçava desde sua chegada. E temendo ser denunciada pelos empregados, envenena o marido assim que ele chega.
Arthur, enquanto isso, está tomando o reino e retirando os antigos aliados de Vortigern, em uma dessas batalhas conhece a filha de um dos aliados, chamada Guinevere e se casam rapidamente. Enquanto o reino de Arthur crescia e era governado por justiça e razão, as quais Merlin o houvera ensinado.

Morgana vai ao encontro de Arthur e é muito bem recebida. Porém celebra a falta de herdeiros dele, pois tudo o que quer é vingança. Então ela seduz Merlin e se torna sua aprendiz. Merlin tomado pela sedução de Morgana a ensina quase tudo o que aprendeu com os druidas.
Morgana aprende o suficiente para enganar Arthur e toma a forma de Guinevere e então mostra a Arthur sua verdadeira forma  e zomba por carregar em seu ventre o verdadeiro herdeiro de Camelot. E fugiu com Lot de Camelot.

Guinevere em desespero pede a sir Lancelot, o cavaleiro de maior confiança do rei, para ajudá-la a conceber um herdeiro a Arthur. Ela não fez por prazer, mas por desespero. E Lot é enviado por Morgana para contar ao rei da traição da rainha. Arthur se revolta, e após muita tristeza, sofre ao ter que executar a esposa amada, e ver a fuga de seu grande amigo Lancelot.

Merlin vai ao encontro de Morgana que foge para Avalon, e lá eles lutam! Morgana está mais forte por carregar o filho em seu ventre e conta com a ajuda do herdeiro de Camelot para batalhar contra Merlin. Em um momento tenso da batalha Merlin reúne toda sua mágica para derrotar Morgana, mas é interrompido por um golpe do druida Mazadân. Morgana levanta sua adaga para tirar a vida de Merlin e....


Chegaaaa! Chega! Para descobrir o final leiam o livro que é muito bom! Rs! O livro é muito bom e tem uma linguagem mais adulta e séria. É dividido em duas partes: Trevas -antes do nascimento de Arthur; e Luz -a vida e o reinado de Arthur. Por ter linguagem mais adulta fala um pouco sobre sexo e violência, mas nada detalhado, pois há poucas partes detalhados nos livro. 
No início, achei que seria uma história desconhecida, uma história extra de Merlin, por causa do título, A Saga de Merlin para Coroar um Dragão. Só depois entendi que o "dragão" era na verdade Arthur PENDRAGON! Kkk! O livros conta, na verdade, a história clássica na íntegra, não sei ao certo se há mudanças, mas é muito boa a maneira que é contada. Recomendo o livro, principalmente pra quem é fã das histórias Arthurianas e Avalon!



Nota 4/5 


Desculpem não ter conseguido gravar a resenha em vídeo. Culpa dessa loucura de vestibular, mas tentarei gravar as próximas.
Espero que tenham gostado da resenha que é a primeira de muuuuitas para 2014! Rs! Um beijinhoooo!!!

Adicione o livro no Orelha de Livro

3 comentários:

  1. Nossaaaaa!!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tive muito interesse. Só que depois de ler o que você escreveu, fiquei com MUITA VONTADE DE LER.

    Parabéns pela bela resenha!!
    Beijos!
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. AMO livros assim!
    Mais um que entrou para a minha "listinha" rs
    Parabéns pela resenha, Mah!
    Beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. ok é uma temática que eu curto, mas até então o livro não me chamou muito atenção.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Espero que volte logo! :3